segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo

 Aproveito este dia para PARABENIZAR O Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos de Açailândia (CDVDH) pelo relevante trabalho realizado em defesa das pessoas que são escravizadas.

O CDVDH acolhe trabalhadores explorados que fogem de fazendas e conseguem chegar a sua sede, em Açailândia (MA). Até a equipe de fiscalização chegar, o trabalhador é protegido, enquanto presta depoimento para ser enviado à Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), em Brasília. Ao lado da polícia, o trabalhador, então, participa da diligência na fazenda orientando os fiscais a encontrar o local.
 
  No Brasil utiliza-se a expressão“trabalho escravo” para definir situações de trabalho forçado e/ ou jornada exaustiva, bem como trabalho em condições degradantes e/ou servidão por divida, todas essas espécies encontram previsão legal nas Convenções nº. 29 e nº. 105 da Organização Internacional do Trabalho

 
·         Os casos de trabalho escravo tem sido encontrados principalmente na pecuária (80%) e na agricultura (17%).[5] Os trabalhadores são escravizados na derrubada de matas nativas para formação de pasto, na produção de carvão para a indústria siderúrgica, na preparação do solo para o plantio das sementes, dentre outras atividades agropecuárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog Archive