sexta-feira, 29 de novembro de 2013

BACHAREL EM SERVIÇO SOCIAL

 
 FORMATURA DO SERVIÇO SOCIAL I TURMA DA UNISA POLO DE AÇAILANDIA
FESTA EM CONFRATERNIZAÇÃO DA TURMA     
Data  23 de novembro de 2013
 

                                             FORMANDA FATIMA CAMELO
 
I Turma de formando BACHAREL EM SERVIÇO SOCIAL  da UNISA POLO DE AÇAILANDIA, foram 4 anos de aprendizado e troca de experiência  a tornarmos aptos a atuarmos  de forma a garantir a integralidade do serviço, contribuindo para o bem estar e qualidade de vida tanto das pessoas como das famílias e das comunidades, de acordo com os contextos culturais, sociais, econômicos, políticos, religiosos, ambientais em que se inserem.

O serviço social é uma profissão de curso superior cujo objeto de intervenção são as expressões multifacetadas da questão social. Tem contribuições da sociologia, psicologia, economia, ciência política,antropologia, ética. O Serviço Social é uma profissão de caráter sócio-político, crítico e interventivo, que se utiliza de instrumental científico multidisciplinar das Ciências Humanas e Sociais para análise e intervenção nas diversas refrações da “questão social”, isto é, no conjunto de desigualdades que se originam do antagonismo entre a socialização da produção e a apropriação privada dos frutos do trabalho.

O Assistente Social/Bacharel em Serviço Social é o profissional qualificado que, privilegiando uma intervenção investigativa, através da pesquisa e análise da realidade social, atua na formulação, execução e avaliação de serviços, programas e políticas sociais que visam a preservação, defesa e ampliação dos direitos humanos e a justiça social.

Como campos de atuação profissional podem ser citados: equipamentos da rede de serviços sociais e urbanos das organizações públicas, empresas privadas e organizações não governamentais como: hospitais, escolas, creches, clínicas, centros de convivência; administrações municipais, estaduais e federais; serviços de proteção judiciária; conselhos de direitos e de gestão; movimentos sociais; instâncias de defesa e de representação política.

Quem faz o curso de graduação em serviço social obtém o título de Assistente Social ou Bacharel em Serviço Social, e precisa, para exercer regularmente a profissão, estar inscrito no Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) de sua região.

Serviço social é um curso de nível superior e foi oficializado no Brasil mediante a Lei nº 1989/53, sendo que a profissão de Assistente Social foi regulamentada pela Lei nº 3252, de 27 de agosto de 1957. Hoje a profissão encontra-se regulamentada pela Lei 8662 de 07 de junho de 1993 que legitima o Conselho Federal de Serviço Social e Conselhos Regionais.

  • Por que se comemora o dia 15 de maio como o dia do Assistente Social?
    • O dia é comemorado em virtude do Decreto 994/62 que regulamenta a profissão do assistente social e cria os Conselhos Federal e Regionais ter sido editado em 15 de maio de 1962.
Assim, embora a profissão tenha sido legalmente reconhecida por meio da Lei nº. 3252 de 27 de agosto de 1957, somente em 15 de maio de 1962 foram regulamentados e instituídos os instrumentos normativos e de fiscalização, na época Conselho Federal e Regional de Assistentes Sociais. Hoje com a edição da Lei 8662 de 08 de junho de 1993 - Conselho Federal e Regionais de Serviço Social.

No dia 26 de agosto de 2010, a Lei 8662 de 7 de junho de 1993, passou a vigorar acrescida do artigo 5º-A, que fala que a duração do trabalho do Assistente Social é de 30 (trinta) horas semanais, vedada a redução do salário.
MEUS AGRADECIMENTOS A DEUS POR MAIS ESTA CONQUISTA
Agradeço a UNISA e o POLO por mais esta oportunidade 
Aos meus familiares pelo o incentivo e apoio  durante o percurso do estudo
As minhas colegas de turmas pela convivência harmoniosa.
OBRIGADA

  
 
   
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog Archive